Os filmes vencedores do Oscar são de diversos gêneros, mas sempre há algo especial nos filmes mais românticos premiados.
![]() |
| La La Land |
Da Era de Ouro de Hollywood até hoje, muitos filmes românticos se tornaram um marco no cinema, sejam eles vencedores ou indicados ao Oscar. O gênero é uma bela adição ao universo cinematográfico em geral, pois desperta algo primordial e simples dentro de cada ser humano. O amor é o sentimento essencial, a principal motivação e a razão de viver.
Embora o romance nem sempre leve os prêmios principais, ele definitivamente tem um lugar no mundo do Oscar e no reconhecimento da Academia. Para os fãs dos melhores filmes românticos vencedores do Oscar, estes são os melhores e mais dignos vencedores, independentemente do que o público ou os eleitores da Academia pensem sobre o romance como gênero. Os filmes românticos que tiveram a "sorte" de ganhar o Oscar são filmes brilhantes que mereceram todos os seus elogios.
Amor, Sublime amor (1961)
Direção: Jerome Robbins e Robert Wise
West Side Story ou Amor, Sublime amor é o tipo de musical que as pessoas lembram por muito tempo depois de assisti-lo. Embora musicais não sejam do agrado de todos, a atuação, o canto, o roteiro e a direção fazem deWest Side Story uma experiência especial. O filme mostra o conflito entre duas facções, enquanto duas pessoas dessas facções se apaixonam, é Romeu e Julieta, mas também aborda as tensões entre moradores brancos e porto-riquenhos no Upper West Side, em Nova York. Natalie Wood e Richard Beymer interpretam os amantes desafortunados, embora a verdadeira estrela do filme seja Rita Moreno, que também ganhou um Oscar por sua interpretação de Anita.
Tony (Beymer), membro do grupo Jets do Upper West Side, vai a um baile local com seu melhor amigo Riff ( Russ Tamblyn ). Lá, ele conhece Maria (Wood), que chega com sua melhor amiga Anita (Moreno) e o namorado de Anita e irmão mais velho de Maria, Bernardo ( George Chakiris ). Bernardo é o líder dos Sharks, um grupo inimigo dos Jets, então, é claro, o romance de Tony e Maria é impossível. West Side Story é uma tragédia romântica lindamente produzida que faria até os indivíduos mais durões balançarem os dedos ao som de algumas de suas canções originais, como "I Feel Pretty", "Maria" ou "America".
Vencedores do Oscar (1962) por West Side Story:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor - Robert Wise e Jerome Robbins
- Melhor Ator Coadjuvante - George Chakiris
- Melhor Atriz Coadjuvante - Rita Moreno
- Melhor Direção de Arte - Cor
- Melhor Decoração de Cenário
- Melhor Cinematografia/Fotografia e Cor
- Melhor Figurino – Cor
- Melhor Edição de Filme
- Melhor Trilha Sonora de um Filme Musical
- Melhor som
La La Land (2016)
Direção: Damien Chazelle
Quando La La Land foi erroneamente nomeado vencedor de Melhor Filme no Oscar de 2017, houve choque e confusão, pois o cartão foi lido incorretamente. De certa forma, o verdadeiro vencedor, Moonlight, e La La Land, são permanentemente rotulados por tal erro. No entanto, ambos são filmes que foram, em muitos aspectos, os primeiros de seu tempo . Moonlight foi o primeiro vencedor LGBTQ+, incluindo um elenco totalmente negro; La La Land foi o primeiro musical de Damien Chazelle, embora sua afinidade pelo gênero sempre tenha estado presente em sua vida.
O filme é frequentemente considerado icônico pelo uso de cores, figurinos inteligentes e, claro, trilha sonora brilhante. La La Land acompanha a aspirante a atriz Mia ( Emma Stone ), que foi inspirada por sua tia a se tornar atriz. Durante um engarrafamento em Los Angeles, ela se enfurece com Seb ( Ryan Gosling ), um aspirante a músico e dono de um clube de jazz. Quando os dois se reencontram, a progressão do amor deles é retratada através das músicas originais. Além do amor, o filme também é sobre autodescoberta e ambição, mas é difícil negar que La La Land é um dos filmes (e musicais) mais românticos de todos os tempos.
Prêmios do Oscar (2017) por La La Land:
- Melhor Diretor - Damien Chazelle
- Melhor Atriz - Emma Stone
- Melhor Cinematografia/Fotografia
- Melhor Trilha Sonora Original
- Melhor Canção Original - "City of Stars"
- Melhor Design de Produção
Titanic (1997)
Direção: James Cameron
Titanic é um dos filmes mais indicados de todos os tempos, e James Cameron o escreveu após desenvolver um fascínio por naufrágios. Ele se inspirou na comovente história real do Titanic, entrelaçando-a com um romance trágico entre dois protagonistas adoráveis e charmosos. É praticamente um romance meloso entre uma garota rica e um garoto pobre, masos clichês e a melosidade não são algo que possa ofuscar o Titanic. O romance é de bom gosto e belo, tornando a tragédia do Titanic muito mais impactante.
Titanic acompanha Rose ( Kate Winslet ), membro de uma família aristocrática inglesa, a bordo do Titanic em 1912 com seu noivo, Cal ( Billy Zane ), e sua mãe, Ruth ( Frances Fisher ). Ao mesmo tempo, Jack ( Leonardo DiCaprio ), um artista pobre, embarca no navio. Os dois se encontram na popa do navio e começam a criar laços; logo, eles se apaixonam, apesar da desaprovação de Ruth e Cal. Esse romance não fica em segundo plano, mesmo quando o Titanic começa a afundar; na verdade, o amor de Jack e Rose é a parte mais duradoura do filme.
Prêmios do Oscar (1998) por Titanic:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor - James Cameron
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Cinematografia/Fotografia
- Melhor Figurino - Deborah Lynn Scott
- Melhor Edição de Filme
- Melhor Trilha Sonora Original - James Horner
- Melhor Canção Original - "My Heart Will Go On"
- Melhor som
- Melhor Edição de Som
- Melhores efeitos visuais
E o Vento Levou (1939)
Direção: Victor Fleming
O romance de 1936 de Margaret Mitchell, "E o Vento Levou", é mais conhecido como o filme homônimo de 1939, estrelado por Clark Gable e Vivien Leigh. Qualquer um que já tenha sido fã de cinema conhece os nomes de Scarlett O'Hara e Rhett Butler, os protagonistas icônicos de um romance turbulento ambientado no sul dos Estados Unidos, na rica casa de uma família proprietária de uma plantação. Com tanta controvérsia em torno de " E o Vento Levou" hoje em dia, o título de "mais romântico" faria alguns críticos discordarem; historicamente, é difícil negar o impacto deste filme no cinema e nos filmes românticos em geral.
...E o Vento Levou é um romance épico histórico que acompanha Scarlett O'Hara (Leigh), filha de um rico fazendeiro da Geórgia. Scarlett persegue Ashley Wilkes ( Leslie Howard ), mas, quando está prestes a se casar, ele a rejeita; por causa disso, Scarlett conhece um novo pretendente, Rhett Butler (Gable). O romance problemático e turbulento de Scarlett e Rhett sofre imensos altos e baixos, e a história não acompanha apenas o amor deles, mas também o estado do lar de Scarlett e sua situação familiar após a derrota para a Confederação. O longa ...E o Vento Levou é um dos maiores em todos os sentidos e filme românticos de todos os tempos.
Vencedores do Oscar (1940) por E o Vento Levou:
- Melhor Filme
- Melhor Atriz em Papel Principal - Vivien Leigh
- Melhor Atriz Coadjuvante - Hattie McDaniel
- Melhor Diretor - Victor Fleming
- Melhor Roteiro - Sidney Howard
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Cinematografia/Fotografia
- Melhor Edição



