Desde os dias de The Great Train Robbery (1903), os filmes de assalto cativam o público. Eles os deslumbram com exibições de pessoas desesperadas e astutas, capazes de feitos com os quais cidadãos cumpridores da lei fantasiam de brincadeira.
Eles sobreviveram aos fedoras e aos chapéus de cowboy dos anos 50 e 60 e prosperaram sob a nova escola de atores orientada pelo lendário ator Lee Strasberg nos anos 70. Então, nos anos 90, veio uma explosão de filmes contemporâneos que ainda definem o subgênero hoje, incluindo Caçadores de Emoção, Cães de Aluguel, Fogo Contra Fogo, Missão Impossível, Jackie Brown e a primeira incursão de Steven Soderbergh em filmes de assalto de grande orçamento com Irresistível Paixão.
Nos mais de 20 anos desde seu lançamento, o filme se destaca como um monumento da cultura pop para o cinema e para a música, considerando a inclusão de uma música inédita e retrabalhada de Elvis quase trinta anos após sua morte, mas não é o único filme de assalto inteligente, tenso e imprevisível desde o novo milênio. Até mesmo suas sequências são lindas, engraçadas e inteligentes. Mas, apesar de Doze Homens e um Segredo e Treze Homens e um Novo Segredo, aqui estão outros filmes de assalto que valem a pena assistir.
Homem-Formiga
![]() |
| Marvel Studios |
Diretor: Peyton Reed
Roteiro: Edgar Wright, Joe Cornish, Adam McKay
Elenco: Paul Rudd, Evangeline Lilly, Michael Douglas, Corey Stoll, Michael Pena, TI
Enquanto o Homem-Formiga de Edgar Wright permanecerá como um dos melhores filmes modernos de histórias em quadrinhos "e se", o Homem-Formiga de Peyton Reed permanece como uma das histórias de origem da Marvel mais esquecidas. Ele mescla os subgêneros de filmes de histórias em quadrinhos e filmes de assalto em um espetáculo divertido de efeitos especiais e ação de super heróis. Paul Rudd provou sua escalação como Scott Lang, um ladrão com um coração que é encarregado por Hank Pym ( Michael Douglas ) de invadir a antiga empresa de Hank e roubar de volta o trabalho de sua vida. Um protegido vingativo, uma filha desprezada e um terno encolhido são os elementos imprevisíveis adicionados a esta mistura de ação e piadas. Com um roteiro de Wright ( Hot Fuzz ), Joe Cornish ( Attack the Block ) e Adam McKay ( The Big Short ), é repleto de comédia, charme, energia e inteligência. Até o elenco de apoio é de tirar o fôlego, com destaque especial para o amigo e ladrão de fala rápida e entusiasmado de Michael Pena ( Marcados para Morrer ). É um filme de assalto hilário e comovente, com uma história de origem.
Vida Bandida
Diretor: Barry Levinson
Roteiro: Harley Peyton
Elenco: Bruce Willis, Billy Bob Thorton, Cate Blanchett, Troy Garity, Brian F. Byrne, Stacey Travis
Bruce Willis e Billy Bob Thorton investigam bancos como uma dupla inteligente e cômica neste tesouro do início dos anos 2000. Não são os cidadãos desesperados já mencionados, forçados à criminalidade pelo sistema, mas sim dois homens determinados a viver um estilo de vida inatingível para 99% do mundo. Começam assaltando bancos desarmados e evoluem para um modus operandi que lhes rende o apelido de Bandidos do Pijama.
Não são sádicos em sua criminalidade, mas são sequestradores e ladrões frios e calculistas. Seus planos são frustrados por uma Cate Blanchett desequilibrada, que se torna cúmplice de sua onda de crimes. Sua introdução, dançando e cantando junto com "I Need a Hero", é apenas o começo da imprevisível e cômica grandiosidade de sua presença. A dinâmica entre o carismático Bruce Willis, o neurótico Billy Bob Thorton e a louca Cate Blanchett alimenta o filme assim que a equipe está reunida. Os três amigos previsivelmente se transformam em um triângulo amoroso que dá o salto para explorar o que amor e companheirismo podem significar fora dos padrões heteronormativos.
Justiça Brutal
Diretor: S. Craig Zahler
Roteiro: S. Craig Zahler
Elenco: Mel Gibson, Vince Vaughn, Troy Kittles, Michael Jai White, Thomas Kretschmann
Quando se trata de filmes corajosos e masculinos,o S. Creig Zahler carrega a tocha barrada por seus antepassados dos anos 80 e 90. Dragged Across Concrete é o mais recente filme do autor que virou cineasta, evoluindo na construção de personagens, no cinismo e no idealismo americano de Brawl in Cellblock 99 e Bone Tomahawk antes dele.
A história segue principalmente dois policiais suspensos, Mel Gibson e Vince Vaughn buscando roubar um criminoso, que acaba sendo um assaltante de banco. É um filme de quase três horas repleto de diálogos e caracterizações com violência chocante e explosiva. O mundo sombrio e triste exibido reforça uma das cenas de assalto a banco mais perturbadoras e assustadoras do cinema, perpetrada por indivíduos verdadeiramente intimidadores e engenhosos. Atuações fortes de pessoas em cenários terríveis fundamentam o mundo e adicionam peso a toda a ação e morte.
É uma história lenta, mas os espectadores pacientes são recompensados com um grande número de personagens complexos cuja mortalidade parece frágil quando as balas começam a voar.
Drive
Diretor: Nicolas Winding Refn
Roteiro: Hossein Amini
Elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac, Ron Perlman
É difícil acreditar que Drive foi lançado há mais de 10 anos. O filme neo-noir de crime e assalto estrelado por Ryan Gosling ainda é uma obra-prima do cinema contemporâneo, reforçando uma trilha sonora arrebatadora de Cliff Martinez e a ilustre iluminação do diretor de fotografia Newton Thomas Sigel ( X - Men: Dias de um Futuro Esquecido ). O personagem tranquilo e motivado de Gosling, o motorista, é um dublê que trabalha como motorista do submundo criminoso de Los Angeles.
Sua história de fundo, suas intenções, seus sonhos são deixados à interpretação, tornando seu personagem tão misterioso quanto eficiente. O que fica claro é seu desejo de manter sua vida dupla separada. Quando seus mundos colidem, o silêncio e a atmosfera da primeira metade do filme se dissolvem, deixando para trás um final sangrento e vingativo. A ação é brutal e os efeitos especiais são grosseiros o suficiente para fazer caretas. O primeiro filme americano do diretor Nicolas Winding Refn manteve seu estilo característico exibido de forma tão extravagante em Bronson e o fundiu com seu ritmo deliberado característico para criar um clássico instantâneo em Drive.
Assalto (2001)
Diretor: David Mamet
Roteiro: David Mamet
Elenco: Gene Hackman, Rebecca Pidgeon, Danny Devito, Delroy Lindo, Sam Rockwell
Apesar de estrear no mesmo ano, Heist é tudo o que Onze Homens e um Segredo não é. Seu mundo é feio, cinza e predatório. Gene Hackman lidera uma equipe de vigaristas e vigaristas de fala manhosa. Como alguns filmes desta lista, a gangue é puxada para "um último trabalho", antes de todos cavalgarem em direção ao pôr do sol proverbial. A equipe de Hackman age como uma família, uma que faria Dominic Toretto chorar, na aquisição e destruição de um carregamento de ouro.
É um filme policial direto, desprovido de humor, apesar dos gênios da comédia Gene Hackman ( The Birdcage ), Danny Devito ( It 's Always Sunny in Philadelphia ) e Sam Rockwell ( Sete Psicopatas ) se esfregarem na tela. O que falta em humor, compensa em engano. As facadas nas costas e os corpos começam a se acumular em direção ao clímax do filme, enquanto todos lutam para fugir com o ouro que acreditam ser seu. É confuso, é divertido e apresenta um dos assaltos mais engenhosos, apesar de uma estrutura comum.
A Qualquer Custo
Diretor: David Mackenzie
Roteiro: Taylor Sheridan
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, William Sterchi
A história de dois irmãos texanos roubando dinheiro após a morte de sua mãe, Hell or High Water é tão reflexivo quanto emocionante. É um dos melhores filmes de 2016 e recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor roteiro original, melhor atuação de um ator coadjuvante para Jeff Bridges e melhor filme. O roteiro de Taylor Sheridan ( Sicario ) é uma condenação feroz do estado atual do sistema capitalista americano e como ele falha com a maioria da classe trabalhadora. É afiado e engraçado, e o elenco de ótimos atores traz um calor e vida à obra que é algo especial de se vivenciar. Chris Pine ( Star Trek ) e Ben Foster ( Galveston ) estão eletrizantes como os ladrões em fuga, implacavelmente perseguidos por Jeff Bridges e seu parceiro Gil Birmingham, dois xerifes do Texas cujas brigas e brincadeiras envergonham os irmãos. Ambas as relações fraternais roubam a cena com um diretor e um roteiro que permitem sua caracterização e realização. É o filme mais texano já filmado no Novo México.
A Origem
![]() |
| Warner Bros Pictures |
Diretor: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Elliot Page, Ken Watanabe, Tom Hardy
Enquanto alguns ladrões roubam dinheiro e outros roubam joias ou obras de arte, Cobb ( Leonardo DiCaprio ) e seus associados roubam segredos. Eles não invadem bancos ou museus, mas invadem as mentes de indivíduos especificamente visados, de posse de conhecimento cobiçado. A Origem é um dos filmes mais originais e cerebrais de todos os tempos. Sua popularidade e aclamação lhe renderam infâmia na cultura pop a ponto de ser imitado e paródia. A escala grandiosa de Christopher Nolan corresponde à ambição do filme em igual medida, juntamente com as atuações de cortar o coração de DiCaprio, Marion Cotillard ( Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ), Cillian Murphy ( Peaky Blinders ) e Ken Watanabe ( Godzilla, 2014).
É alucinante e emocionante, apesar dos conceitos complicados sobre sonhos dentro de sonhos e como o fluxo do tempo se distorce à medida que a consciência desce mais profundamente na mente de um alvo. O filme venceu quatro dos oito Oscars aos quais foi indicado, incluindo melhor fotografia, melhor edição e mixagem de som e melhor resultado em efeitos visuais. Mais de 10 anos depois, ele ainda se destaca como um destaque da carreira, mesmo em meio à filmografia explosiva de Christopher Nolan.
Logan Lucky
Diretor: Steven Soderbergh
Roteiro: Jules Asner
Elenco: Channing Tatum, Adam Driver, Daniel Craig, Farrah Mackenzie, Riley Keough
Logo após duas excelentes temporadas de The Knick, e uma década após terminar a trilogia Ocean's, Steven Soderberg retornou ao subgênero de filmes de assalto com o filme de assalto caipira, Logan Lucky. Os irmãos Logan, interpretados por Channing Tatum e Adam Driver, elaboram um plano para roubar um evento da NASCAR com a ajuda de um químico desonesto ( Daniel Craig ). O elenco não poderia ter sido melhor entre os protagonistas.
Tatum e Driver, como os bons e velhos rapazes com más influências, brincam como irmãos enquanto tentam concretizar o plano. Daniel Craig regurgita falas com um sotaque sulista agudo, um pouco abaixo do Benoit LeBlanc de Knives Out. Seu papel como o criminoso profissional prático, durão e atualmente encarcerado do grupo enriquece tanto a dinâmica na tela quanto o enredo. É tão charmoso, cômico e inteligente quanto os filmes Ocean's sem os ternos sob medida e as luzes da cidade.
Este filme de assalto descontraído só sofre com a falta de tensão, assim como a franquia Ocean's, os gênios da trama se sentem sempre à frente. Não é menos divertido assistir ao plano dos irmãos Logan em ação enquanto eles se deparam com o inesperado ao longo do caminho.
Missão Impossível: Protocolo Fantasma
![]() |
| Paramount Pictures |
Diretor: Brad Bird
Roteiro: Josh Appelbaum, Andre Nemec
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Paula Patton, Michael Nyqvist
Os filmes Missão Impossível evoluíram ao longo dos anos, juntamente com os padrões do cinema de ação. O que Brian De Palma começou, um filme de assalto envolvendo um disquete e passou pelas mãos das lendas do cinema John Woo e J. J. Abrams antes de Brad Bird da Pixar ( Os Incríveis ), com relação a Missão Impossível 3 de Abrams, iniciou o arco da história ainda conduzindo a narrativa da franquia em Missão Impossível 7. Foi lançado um ano antes de Jack Reacher, a série de ação de Tom Cruise com Tom Clancy e implementa todos os truques pelos quais Missão Impossível é amado, disfarces, dispositivos, acrobacias e roubos.
Entre a ação e a comédia, o filme tem um ritmo tão cinético quanto qualquer filme de ação e assalto nesta lista. Ele passa de uma grande cena de cenário para uma grande cena de cenário caprichosamente, quebrando a tensão de arrombamentos disfarçados com o timing cômico de Simon Pegg ( Todo Mundo Quase Morto ). É um filme completo com um elenco incrível que os fãs de filmes de assalto, filmes de ação, filmes de espionagem e muito mais podem apreciar.
A Lenda do Tesouro Perdido
![]() |
| Disney |
Diretor: Joe Turtletaub
Roteiro: Jim Couf, Cormac Wibberley, Marriane Wibberley, Oren Aviv, Charles Segars
Elenco: Nicolas Cage, Diane Kruger, Justin Bartha, Sean Bean, Jon Voight, Harvey Keitel
"Vou roubar a Declaração da Independência" é uma das falas mais icônicas do século XXI. A articulação quase cerrada dos dentes de Nicolas Cage é instantaneamente reconhecível, e a própria fala evoca a imensa sensação de admiração e descoberta que A Lenda do Tesouro Perdido capturou com tanta precisão. O público acompanha Cage como Benjamin Franklin Gates, um explorador e historiador cuja família tem a tarefa de proteger um tesouro antigo.
Como um bom romance de Dan Brown, sem a escuridão, A Lenda do Tesouro Perdido apresentou ao público um mundo oculto ao seu redor, um mundo de sociedades secretas, mensagens ocultas e relíquias perdidas. É emocionante juntar-se ao elenco em sua jornada enquanto eles resolvem enigmas e quebra-cabeças diligentemente ligados a eventos e pessoas históricas factuais. O assalto à declaração de independência para validar as pistas escondidas nela não é o clímax do filme, então quem assiste pela primeira vez deve se preparar para ainda mais mistério e diversão após a invasão dos Arquivos Nacionais em Washington, D.C.










