Cenas de nudez e sexo simulado são descritos em detalhes no contrato do ator e discutidos antes da escalação. Às vezes, quando um ator não concorda em fazer nudez, dublês de corpo e/ou CGI são usados.
![]() |
365 dni |
Para atores, filmar uma cena de sexo nunca deveria ser uma surpresa. Se você estiver vendo um ator nu na tela, é importante saber que os contratos legais que descrevem os detalhes da nudez foram assinados antes do ator aceitar o papel. O SAG-AFTRA em Hollywood, sindicato da indústria do entretenimento, designa uma cláusula de nudez como requisito em contratos para funções que exigem "nudez, nudez parcial ou atos sexuais simulados".
Este documento é negociado pelo ator, seus representantes e a equipe de produção, e dentro do anexo há descrições detalhadas do que o ator está disposto a fazer na tela. Isso inclui informações sobre a cena, o tipo de nudez necessária, limitações no uso da filmagem e quaisquer detalhes ou termos acordados entre o ator e o produtor.
Não é incomum que um anúncio de nudez inclua detalhes minuciosos, como exatamente quais partes do corpo são visíveis, quanto da parte do corpo pode ser visto e por quanto tempo a parte do corpo é mostrada. Embora o acordo sobre nudez seja um contrato, a SAG-AFTRA reitera a importância do consentimento, dizendo:
"Lembre-se, mesmo que você tenha assinado um acordo sobre nudez, você tem o direito de retirar o consentimento a qualquer momento antes da filmagem da cena."
Se um ator estiver trabalhando em um filme não sindicalizado, ele não será protegido pelo sindicato. É por isso que muitos atores optam por não fazer nudez ou simular sexo em nenhuma produção não sindicalizada.
Como são feitos as cenas de sexo?
Em qualquer cena, o bloqueio é um primeiro passo típico. Os diretores fazem uma apresentação com os atores, discutindo quando e para onde eles devem se mover durante a cena.
O mesmo costuma ser feito durante cenas de sexo. Alguns diretores, como David Fincher ("Garota Exemplar", "Clube da Luta", "Seven"), descrevem movimentos específicos antes das filmagens.
Por exemplo, Neil Patrick Harris disse à revista Out em 2014 que a cena de sexo no filme "Garota Exemplar" foi coreografada de forma detalhada:
"Tivemos que ensaiar a cena de sexo com o David, cada centímetro dela, 'Aí você coloca a boca no p... dele aqui, e depois esse número de estocadas, e aí você ej@cula.Foi estranho porque estávamos tecnicamente desmembrando a cena de sexo. Ele queria que fosse quase robótico, que soubéssemos exatamente onde estamos, em termos de posição, onde tudo se encaixa."
Em entrevista ao The Hollywood Reporter em agosto de 2020, Kate Winslet (Titanic ) disse que coreografou suas cenas de sexo com a colega de elenco Saoirse Ronan para o filme "Ammonite", dirigido por Francis Lee ("God's Own Country").
"Acho que a Saoirse e eu nos sentíamos muito seguras. O Francis estava naturalmente muito nervoso. E eu disse a ele:
'Escuta, vamos resolver isso. E resolvemos. 'Vamos começar aqui. Vamos fazer isso com os beijos, os peitos, você desce ali, depois faz isso, depois sobe aqui.'
Ela disse que ela e Ronan "marcaram as batidas da cena" para garantir que ela também seguisse a narrativa do filme, e que o processo de planejamento a ajudou a se sentir menos insegura.
Em alguns casos, coordenadores de intimidade estão no set para ajudar com as cenas íntimas.
O'Brien, que trabalhou em "Normal People", para Hulu, disse que faz pesquisas e ajuda a "coreografar o conteúdo íntimo para que os atores fiquem livres para realmente servir aos personagens e à narrativa". Em alguns casos, isso significa mapear onde e como os personagens fazem sexo de uma forma que se encaixe na narrativa do filme ou programa.
Ela disse que também ajuda a criar um ambiente onde os atores podem expressar seus limites físicos e dizer "não" sem enfrentar repercussões.
Em cenas de Sexo: Atores usam adesivos, coberturas e dubles
A verdade é que, quando uma parte do corpo está fora do enquadramento ou não está visível devido à posição dos corpos, é bem provável que os atores estejam usando um tapa-sexo.
"É como uma roupa pequena que vai da frente, cobrindo a virilha, e depois se dobra para trás. Não parece muito confortável!"
Disse Michelle Ashford, criadora do programa "Masters of Sex", da Showtime, à revista Glamour em 2015.
Roupas íntimas de cor nude, maquiagem de corpo inteiro e outras coberturas também são usadas para proteger certas partes do corpo da câmera. Ao simular sexo, acessórios como travesseiros são colocados entre os atores e próteses podem ser usadas para criar a ilusão de sexo.
Às vezes, quando um ator não concorda em filmar cenas de nudez, são usados dublês de corpo e/ou CGI. A atriz Lena Headey usou uma dublê de corpo na quinta temporada de "Game of Thrones", da HBO Max.
Conforme descrito pela SAG-AFTRA, os atores decidem quanta nudez e sexo simulado estão dispostos a fazer. Se a produção quiser escalar um ator que se recuse a fazer nudez por qualquer motivo, eles costumam usar dublês.
E assim como os atores principais, os dublês de corpo têm cláusulas de nudez em seus contratos que descrevem explicitamente os detalhes do acordo de nudez com a produção. Vários dublês podem até ser usados para representar um personagem. Isla Fisher contou à Entertainment Weekly em 2009 que vários dublês foram usados para as cenas de nudez e sexo de sua personagem no filme "Penetras Bons de Bico". Ela disse:
"Eu tinha uma dublê de mão para a cena debaixo da mesa. Eu tinha uma dublê de peito para o peito na cara e uma dublê de bunda."
As coisas podem ficar um pouco mais complicadas se uma cena exigir que o rosto e o corpo nu do ator sejam vistos ao mesmo tempo. Nesses casos, a pós-produção com CGI é usada para unir o rosto do ator e o corpo nu do seu dublê.
Essa técnica foi usada no final da quinta temporada de " Game of Thrones", da HBO, quando a personagem de Lena Headey, Cersei, faz sua caminhada nua de expiação. Sua dublê, Rebecca Van Cleave, serviu como dublê de corpo nu de Headey na cena, de acordo com a Entertainment Weekly.
As cenas de sexo: Algumas vezes são feitas em cenários fechados
Um "set fechado" significa que menos membros da equipe estarão presentes durante a cena a gravação. As produções geralmente operam no que é conhecido como "set fechado" durante as filmagens de cenas de sexo.
A maioria dos sets de filmagem e série conta com centenas de membros da equipe trabalhando durante as filmagens de uma cena. Durante as filmagens em sets fechados, no entanto, o diretor e os atores trabalham com uma "equipe mínima", o número mínimo de pessoas necessário para filmar a cena, assim como aconteceu no filme Que Horas Te pego com a Jennifer Lawrence nua na praia.
E se a mente não conseguir "Impedir a Brincadeira Gostosa"?
Apesar de que muitos fãs dizem: "Esse chip impede que a brincadeira gostosa me controle", podemos afirmar que como espectador, pode ser difícil assistir a uma cena de sexo extremamente apaixonada e não imaginar que os atores na tela não estejam realmente sentindo a adrenalina. Atores, no entanto, são profissionais que exercem uma profissão, e o ato de simular sexo pode ser tão coreografado, desconfortável e impessoal que não se presta a uma experiência verdadeiramente sensual.
Para começar, atuar em um set é tudo menos privado. Mesmo os "sets fechados" têm meia dúzia ou mais de membros da equipe assistindo. E muitas vezes há direções específicas que os atores precisam seguir, então seu foco geralmente está voltado para acompanhar o bloqueio e dar o seu melhor desempenho, em vez de sentir o calor do momento.
Dito isso, Vallée disse em sua entrevista de 2015 que todos são humanos, então ocasionalmente pode haver alguns sentimentos físicos reais.
Ele disse:
"Nunca vi um ator com ereção, em todos os filmes e cenas de sexo que fiz, mas isso não significa que eu não tenha visto um cara excitado. É tão técnico, mas somos humanos, e eles estão nus, e eles se tocam."
Embora isso não seja a norma, há uma chance de que cenas de sexo sejam filmadas no primeiro encontro de um ator com seu colega de elenco. Os cronogramas de filmagem de filmes e televisão costumam ser organizados fora de ordem. Isso pode depender da disponibilidade de determinados atores ou dos locais aos quais a equipe de produção tem acesso em um determinado dia.
Isso significa que atores podem ser escalados para fazer uma cena de amor mesmo quando ainda não conheceram ou criaram um vínculo com seu parceiro de cena. Em uma entrevista de 2017 para a revista New York , Jenna Fischer disse que sua cena de sexo na noite de núpcias com John C. Reilly em "Walk Hard" foi originalmente programada para o início do cronograma de produção.
"Aquela cena estava na programação do meu terceiro dia de filmagem, e eu fui até o diretor [Jake Kasdan] e disse: 'Acho que preciso conhecê-lo um pouco mais antes de começarmos'
Jamie Dornan tentou fazer Dakota Johnson rir em "50 Tons de Cinza". Ao trabalhar com Dakota Johnson em "50 Tons de Cinza", o ator Jamie Dornan disse que utilizou o humor para ajudar todos a se sentirem mais confortáveis durante as cenas de sexo.
Ele falou sobre suas travessuras no "The Graham Norton Show" em 2017, dizendo:
"Minha tentação é sempre tentar fazer Dakota rir, então às vezes eu faço coisas como, quando chega um momento em que eu deveria, sabe, ter um orgasmo, eu boto uma piada.
Muitos produtores e diretores entendem que assistir a uma cena de sexo pode ser constrangedor para o público, principalmente para os mais jovens. Alguns diretores, como Adrian Lyne ("Atração Fatal"), querem manter aberta a possibilidade de humor em cenas de sexo na esperança de torná-las mais naturais e acessíveis ao público.
Como Lyne disse ao The New York Times em 2015:
"Você tenta criar uma situação em que haja possibilidades. Sempre achei que esse tipo de sexo agarrado é mais divertido do que esse tipo de coisa escultural no quarto."
Ele disse que em "Atração Fatal", a cena de sexo filmada sobre a pia não deveria ser levada muito a sério.
"Eu sabia que [a cena] tinha potencial para ser engraçada porque havia pratos e xícaras na pia. Se você não usar um pouco de humor, o público vai rir de você, porque eles ficam nervosos assistindo".
Sexo rápido, porém logans filmagens
Embora geralmente sejam breves, essas cenas também podem levar muito tempo para serem filmadas.
Anne Hathaway disse que sua maquiagem corporal teve que ser retocada com frequência durante as filmagens de "Amor e Outras Drogas".
Embora as cenas de sexo possam ser breves na tela, elas podem levar horas para serem filmadas, seja por causa de retoques de maquiagem, anotações do diretor ou mudanças de iluminação.
Enquanto trabalhava em "Love and Other Drugs", Anne Hathaway disse à Entertainment Weekly em 2010 que as filmagens das cenas de sexo demoraram um pouco, já que ela precisava retocar a maquiagem do corpo com bastante frequência.
"Descobri que toda vez que eu colocava meu robe de volta, ele tirava toda a maquiagem do corpo, e isso acrescentava 20 minutos à filmagem".
Justin Timberlake também disse que filmar cenas de sexo para o filme "Amizade Colorida" consumia muito tempo.
"Na verdade, é meio irritante, você fica lá por 12 horas, é exaustivo"
Disse ele à BBC em 2011.
Em alguns sets, os atores são monitorados para garantir que não destruam nada. Além disso, muitos atores falaram sobre se sentirem desconfortáveis assistindo às suas cenas de sexo.
Allison Janney fez sua primeira cena de sexo em "Masters of Sex". Showtime
Atores também são humanos. Muitos descreveram sentimentos de insegurança em relação ao próprio corpo ou à aparência antes de filmar cenas de sexo.