![]() |
| Beleza Interior |
A Coreia do Sul é conhecida por seus K-dramas ou melhor, "Doramas" românticos com histórias incríveis e amores que se desenvolvem lentamente, mas seus longas-metragens românticos tendem a ficar em segundo plano aos olhos do público internacional. Isso faz sentido, já que os K-dramas abrangem vários episódios e permitem que os espectadores conheçam os personagens muito melhor. No entanto, os filmes românticos da Coreia do Sul têm o mesmo sentimento, mas transmitem suas histórias de amor muito melhor. Eles são uma montanha-russa rápida de sentimentos, tanto comoventes quanto comoventes, tornando-os ideais para aqueles momentos frios de inverno.
Bungee Jumping of Their Own (2001)
Direção de Kim Dae-sung
Um dos maiores astros de ação da Coreia, Lee Byung-hun, também é um galã conhecido entre os fãs de cinema sul-coreano. Ele começou a atuar em 1991 e, desde então, desempenhou diversos papéis, desde justiceiros implacáveis a protagonistas românticos. Um de seus papéis únicos foi no drama romântico Bungee Jumping of Their Own, de 2001, que foi um tanto controverso na época. Embora imperfeita em alguns aspectos, é uma história de amor interessante que retrata a ideia de ter "a pessoa certa", uma pessoa que foi feita para nós.
Lee Byung-hun e Lee Eun-ju interpretam dois jovens estudantes, In-woo e Tae-hee, que se conhecem e se apaixonam. Quando o romance floresce, as coisas parecem estar indo bem, mas, de repente, Tae-hee se envolve em um acidente de carro e morre. In-woo, de coração partido, continua sua vida e, 17 anos depois, a história o mostra como professor do ensino médio. Quando In-woo conhece um novo aluno, Hyun-bin, ele percebe semelhanças entre ele e seu antigo amor, Tae-hee. A história se desenrola, retratando as lutas com a autoaceitação, a autodescoberta e a ideia de que sempre há aquela pessoa na vida de alguém.
Amor com Fetiche (2022)
Dirigido por Park Hyeon-jin
Amor com Fetiche pode ser uma escolha incomum para um ótimo filme romântico, mas esta comédia romântica tem muitos elementos surpreendentes que vão te fazer rir. É uma história de amor nada convencional e potencialmente mais realista do que muitos dos filmes coreanos mais românticos. Por quê? Incorpora desejos sexuais em seu tema central, e um casal que se apaixona explorando as preferências ocultas um do outro. Amor com Fetiche não é o primeiro filme do gênero a ser tão aberto sobre diferentes tipos de amor, mas é um dos mais proeminentes dos últimos tempos, conquistando um grande público, principalmente devido à sua disponibilidade na Netflix.
Love and Leashes (Versão em inglês) acompanha dois funcionários de uma empresa de relações públicas, Ji-hoo ( Lee Jun-young ) e Ji-woo ( Seohyun ). Ji-woo, a veterana de Ji-hoo, descobre acidentalmente que ele pratica BDSM e pede que ela entre em um relacionamento com ele. No início, é puramente transacional, mas depois Ji-woo ganha mais confiança em si mesma e os dois inevitavelmente se apaixonam. Não há muito melodrama, mas Love and Leashes é tão cativante e romântico quanto os outros filmes.
Sweet & Sour (2021)
Direção de Kae-Byeok Lee e Kate Jopson
Sweet & Sour é uma das mais recentes comédias românticas sul-coreanas da Netflix, que produziu ótimos filmes de K-romance nos últimos anos (ótimos exemplos são Love and Leashes e 20th Century Girl ). A série retrata um casal, Da-eun e Hyuk ( Chae Soo-bin e Jang Ki-yong ), que se aproximam depois que Da-eun cuida dele no hospital onde ele é paciente. Eles iniciam um relacionamento que logo se torna à distância porque Hyuk aceita um emprego em Seul, enquanto eles moram em Incheon.
As idas e vindas de Hyuk colocam pressão no relacionamento deles, evoluindo a história para uma análise mais complexa da negligência emocional, tanto de si mesmo quanto do parceiro, da cultura do trabalho e do excesso de trabalho e do romance à distância. A reviravolta no final é outro grande fator que torna Sweet & Sour assistível e identificável. Embora muitos espectadores achem o final decepcionante, ele mostra que finais felizes nem sempre são realistas e que o romance às vezes é assim.
Always (2011)
Direção de Song Il-gon
Always é um melodrama estrelado por So Ji-sub e Han Hyo-joo, que estavam no auge da popularidade no início da década de 2010. So Ji-sub interpreta um ex-boxeador, Cheol-min, cujo exterior rude é lentamente destruído por uma garota cega, Jung-hwa (Han Hyo-joo). Eles se conhecem em seu novo emprego, uma cabine de manobrista, onde Cheol-min se senta e observa o mundo passar por ele. Jung-hwa é otimista e implacável em derrubar as barreiras de Cheol-min, mas o romance deles tem momentos difíceis e períodos frios.
Este drama romântico tem tudo: um cara durão e atraente com um coração bondoso, uma linda garota cuja vida não saiu como planejado, mas ela não desiste, e um vínculo inquebrável entre os dois que toca o coração. As atuações em Always são soberbas, se não um pouco dramáticas demais, mas, como qualquer fã de dramas sul-coreanos cafonas sabe, é assim que as coisas são feitas por lá. Deixar a emoção fluir sem julgar o melodramático ajudará os espectadores a desfrutar de um romance maravilhosamente construído.
Moonlit Winter (2019)
Dirigido por Lim Dae-hyung
Moonlit Winter é um drama tocante que aborda diversos temas, desde a maioridade até o amor proibido. Yoon-hee ( Kim Hee-ae ) vive no interior da Coreia com sua filha adolescente, Sae-bom ( Sohye ). Um dia, Sae-bom encontra uma carta de amor nos pertences de sua mãe, que ela descobre ter sido enviada por uma mulher chamada Jun ( Yuko Nakamura ) no Japão. Percebendo a solidão da mãe, Sae-bom decide reuni-la com a japonesa, despertando um romance de décadas que permaneceu oculto por tanto tempo.
Embora o filme acompanhe o amadurecimento e a compaixão de Sae-bom, também dá a Yoon-hee uma segunda chance de finalmente viver como a mulher que sempre quis ser. Essa segunda vida, além de conhecer seu primeiro amor, Jun, encoraja Yoon-hee a se aceitar e a fazer escolhas mais ousadas que a façam feliz. Embora seja um filme sobre um romance queer, também é uma história de amor que encapsula mais do que apenas o amor romântico. Moonlit Winter é um romance visualmente deslumbrante e tocante para quem busca um bom choro.
Architecture 101 (2012)
Direção de Lee Yong-ju
Curiosamente, Architecture 101 teve um público majoritariamente masculino a agradecer por sua impecável performance nas bilheterias sul-coreanas. Architecture 101 foi um sucesso de bilheteria após seu lançamento e é frequentemente citado entre os filmes sul-coreanos imperdíveis, seja na categoria romântica ou em geral. Embora isso possa se dever exclusivamente a Bae Suzy, a atriz mais popular da década de 2010, interpretando a versão mais jovem de sua personagem, So-yeon, há muito mais atrativo e belo neste filme do que apenas ela.
Architecture 101 é uma história sobre dois arquitetos, Seung-min ( Uhm Tae-woong ) e So-yeon ( Han Ga-in ). So-yeon aborda Seung-min para pedir que ele redesenhe sua casa na Ilha de Jeju, e enquanto eles trabalham na casa, os dois se aproximam. O filme também introduz um flashback da época em que os dois frequentavam a faculdade, e é revelado que eles se conheceram enquanto eram estudantes. Architecture 101 é uma exploração de um amor perdido, entrelaçada com belas exibições de arquitetura impecável. O diretor Lee estudou arquitetura na universidade e colaborou com outro arquiteto famoso para acertar os detalhes do filme; dessa forma, também é uma carta de amor à arquitetura, aqui retratada como uma forma de arte.
Be with you (2018)
Direção de Lee Jang-hoon
Outro romance de So Ji-sub, Be With You, é um dos filmes mais populares de 2018. Isso pode ser graças a ele ou à sua colega de elenco Son Ye-jin ( Crash Landing on You ), que era a queridinha do gênero romance na época (e continua sendo para muitos de nós). Be With You é um remake do drama japonês de mesmo nome, e até o trailer deste filme é de chorar.
O filme acompanha Woo-jin, que inesperadamente se vê sozinho para criar o filho após a morte prematura de sua esposa, Soo-ah. Antes de morrer, Soo-ah promete retornar na estação das chuvas. Woo-jin logo percebe que Soo-ah milagrosamente consegue cumprir a promessa, mas quando ela retorna, sua memória é apagada. Woo-jin precisa mostrar a Soo-ah por que e como eles se apaixonaram, reinventando o romance e tendo outra chance de se abraçarem antes que seja tarde demais.
A Beleza Interior (2015)
Direção de Baek Jong-yeol
Filmes sobre troca de corpos são comuns, mas "A Beleza Interior" leva essa premissa a um nível superior. Este filme, estrelado pelo herói dos K-dramas Park Seo-joon e pela estrela de Always Han Hyo-joo, gira em torno de um marceneiro, Woo-jin, que acorda como uma pessoa diferente a cada dia. Independentemente de gênero, idade, raça ou nacionalidade, a vida de Woo-jin se transforma significativamente a cada vez que ele acorda; isso, no entanto, não muda sua personalidade, pois ele sempre permanece Woo-jin por dentro.
Woo-jin começa a frequentar uma loja de móveis onde trabalha a bela Yi-soo (Han Hyo-joo). Ele a visita todos os dias, embora ela não saiba que ele é a mesma pessoa todas as vezes que a visita. Quando ele acorda como um homem bonito (Park Seo-joon), decide convidá-la para um encontro. A forma como Woo-jin e Yi-soo conseguem lidar com o relacionamento deixa os espectadores em dúvida se a beleza vem de dentro.
Este peculiar drama romântico foi baseado em uma série online de mesmo nome, estrelada por Mary Elizabeth Winstead.
Garota do Século XX (2022)
Dirigido por Bang Woo-ri
A roteirista e diretora Bang Woo-ri teve um grande golpe de sorte em sua estreia no cinema, já que 20th Century Girl é frequentemente considerado um dos melhores filmes de romance da Coreia do Sul. Uma mistura de história de amadurecimento e história de amor, o filme é tão comovente quanto triste. Este foi um dos filmes coreanos mais assistidos na Netflix em sua primeira semana de lançamento e recebeu ótimas críticas de críticos e fãs. As pessoas o consideraram uma homenagem tocante à beleza da adolescência, relembrando algumas de suas próprias amizades e primeiros amores.
20th Century Girl se passa em 1999 e acompanha a estudante do ensino médio Bo-ra ( Kim Yoo-jung ) e sua melhor amiga, Yeon-du ( Ro Yoon-seo ). Yeon-du se apaixona por um garoto pouco antes de partir para uma cirurgia no exterior, e Bo-ra promete que ficará de olho nele e aprenderá mais sobre ele enquanto Yeon-du estiver fora. Bo-ra segue o garoto curiosamente, mas desenvolve sentimentos por seu melhor amigo ao longo do caminho. 20th Century Girl é um romance fofo de ensino médio que certamente deixará você feliz e um pouco triste.










